CT-e 3.0 Evento de Prestação de Serviço em Desacordo!


| Atualizado em 01/07/2020 | por Admin | Gestão Contábil e Fiscal


No dia 04 de dezembro de 2017 a versão 2.0 do CT-e deixou de ser valida dando lugar à versão 3.0, acarretando várias mudanças na parte fiscal para os transportadores e prestadores de serviços.

A principal mudança que houve no CT-e 3.0 foi a possibilidade de realizar o evento de “Prestação de Serviço em Descordo”.

O que é evento Prestação de Serviço em Desacordo?

Este evento serve para o tomador (pagador do frete) se manifestar perante o emissor, caso haja alguma divergência no CT-e por ele emitido e não seja mais possível fazer o seu cancelamento. Anteriormente a possibilidade de registrar este evento era através da emissão de NF-e de anulação por parte do tomador contribuinte de ICMS ou declaração para o tomador que não seja contribuinte de ICMS.

Qual processo para realizar o Desacordo.

  • O tomador do serviço ao ter consciência da divergência entre o CT-e e o serviço prestado gera o evento de desacordo, onde será necessário colocar uma justificativa.
  • O transportador por sua vez deverá emitir um CT-e de anulação apontando o erro, só será possível se o evento anterior estiver gerado.
  • O transportador somente após os dois processos anteriores, deverá emitir um CT-e substituto. Caso o transporte não seja realizado não será necessário este último processo.

Como realizar o evento de Desacordo?

A Secretaria da Fazenda não disponibilizou um aplicativo para realizar a Manifestação de Desacordo CT-e, alguns softwares WEB como Peregrine realizarão a integração com o web service Secretaria da Fazenda possibilitando Manifestação do Destinatário Eletrônico das NF-es e o Desacordo do CT-e.

De maneira muito fácil o Peregrine lista todos os CT-e que seu CNPJ está envolvido, basta filtrar por CT-es que você seja o tomador, aparecendo em laranja a opção de desacordo. Desta forma é só colocar uma justificativa de no mínimo 16 caracteres e registrar, assim o transportador já pode dar sequência para realizar a anulação e emissão do substituto.
Condições e prazos são:

  • Deve ser realizado dentro de 45 dias após a data de emissão do CT-e;
  • Apenas o Tomador pode realizar essa operação;
  • Não pode haver um CT-e de substituição ou anulação relacionado ao CT-e que está em desacordo;
  • O emitente tem 60 dias para fazer a anulação e um novo CT-e substituto.

Oferecemos um teste grátis de 15 dias para 5 CNPJ sem compromisso, basta se cadastrar e sair usando.Teste Grátis

 

Posts Relacionados


No dia 24/01 A Coordenação Técnica do ENCAT publicou o comunicado de extinção do CT-e 3.00


Atualizamos nosso sistema de emissão de CT-e para a versão 4.0. Mantendo-nos sempre à frente, oferecemos soluções confiáveis e atualizadas para nossos clientes.


Confira como o Peregrine ajuda você a se proteger do consumo indevido.


Paralisação para manutenção do Ambiente Nacional da NF-e entre os dias 13/05/2022 e 16/05/2022.


Clique aqui para se cadastrar e testar o Peregrine gratuitamente por 15 dias, neste plano de teste você pode adicionar até 5 CNPJ’s para download de NF-e e CT-e.



Voltar para o topo

Endereço

Av. Manoel Mendes de Camargo , 1111 Centro, Campo Mourão - PR 87302-080

Telefone

(44) 3810-8401

Icone Facebook

Icone Instagram

Icone Youtube

Copyright © 2017-2020 Peregrine. Todos os direitos reservados.