SEFAZ ADIA PARA 1° SETEMBRO A PROIBIÇÃO DE TERCEIROS ACESSAR NF-e


| Atualizado em 01/07/2020 | por Admin | Notícias e novidades Peregrine


 

Foi publicado em 29/06/2020 no Diário Oficial da União na portaria N° 1.079 de 26 de junho de 2020 um novo prazo para o bloqueio de acesso a terceiros as Notas Fiscais Eletrônicas.

O que mudou com esta portaria de N° 1.079 de 29/06/2020?

Muitas empresas como transportadores e escritórios contábeis continuaram tendo acesso a arquivos da nota fiscal eletrônica onde os mesmos não estiverem relacionados, pois utilizam para fins de cálculo de impostos e consultorias financeiras e tributárias.

Estas medidas fazem parte da Portaria RFB nº 2.189/2017 onde visa restringir o acesso a terceiros aos dados das NF-e.

 Como isso é possível?

Tendo em mãos uma cópia da DANFE ou somente a chave de acesso, ao acessar o portal da NF-e é possível consultar todos os dados da nota fiscal como produtos e valores.

Como será o bloqueio?

Será somente para terceiros que não estiverem relacionados no documento fiscal. Caso o CNPJ esteja relacionado no documento fiscal, no ato da consulta o portal solicitará o certificado digital, com isso, irá validar se o CNPJ do certificado confere com a NF-e e liberará a consulta e o download do arquivo XML.

Diante deste cenário, os empresários e contadores que precisam de acesso a documentos de terceiros, tem o prazo estendido até 1º de setembro de 2020 para reverem seus processos.

Como posso me adaptar?

Uma das formas é através de ferramentas específicas que fazem buscas das notas direto na Sefaz, pelo processo de Manifestação do Destinatário Eletrônico, quando adicionado a TAG o emissor permite que terceiros tenham acesso as notas.

Oferecemos um teste grátis de 15 dias para 5 CNPJ sem compromisso, basta se cadastrar e sair usando.Teste Grátis

Posts Relacionados


Sefaz altera prazo para ciência da emissão.


No dia 04 de dezembro de 2017 a versão 2.0 do CT-e deixou de ser valida dando lugar à versão 3.0, acarretando várias mudanças na parte fiscal para os transportadores e prestadores de serviços.


A NT estende os eventos de Manifestação do Destinatário Eletrônico para pessoa física (CPF).


Quando seu CNPJ/CPF for o destinatário de emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica no ambiente nacional, você também passa a ter obrigações sobre esta NF-e.


Clique aqui para se cadastrar e testar o Peregrine gratuitamente por 15 dias, neste plano de teste você pode adicionar até 5 CNPJ’s para download de NF-e e CT-e.



Voltar para o topo

Endereço

Av. Manoel Mendes de Camargo , 1111 Centro, Campo Mourão - PR 87302-080

Telefone

(44) 3810-8401

Icone Facebook

Icone Instagram

Icone Youtube

Copyright © 2017-2020 Peregrine. Todos os direitos reservados.